Unhas amareladas (pés e mãos)

A descoloração das unhas é um dos primeiros sinais da infeção fúngica. Unhas amareladas são frequentemente causadas por infeções fúngicas ou psoríase ungueal (das unhas). Esta última está tipicamente associada com a pré-existência de psoríase, enquanto afeção cutânea isolada.

 

A aplicação frequente de verniz nas unhas pode também resultar em unhas amareladas causadas pelo facto de o verniz poder manchar. É recomendado deixar as unhas respirarem com frequência e evitar utilizar verniz nas unhas durante longos períodos de tempo. Utilizar verniz nas unhas durante muito tempo pode causar infeções fúngicas. Os pigmentos utilizados nos vernizes, em particular os mais escuros, podem manchar as unhas ao longo do tempo. A melhor maneira de prevenir esta situação é utilizando um verniz respirável especial para unhas com infeção fúngica ou utilizar uma base clara a revestir a unha antes de aplicar o verniz.

 

Outras causas de descoloração podem ter como origem a doença crónica do fígado, tabagismo e um estilo de vida com hábitos pouco saudáveis.