Tratamentos caseiros para tratar as infeções fúngicas das unhas

Existem inúmeros métodos tidos como remédios caseiros para as infeções fúngicas das unhas dos pés. Os remédios caseiros baseiam-se tipicamente num único produto ou ingrediente para tentar combater a infeções fúngicas das unhas dos pés. Algumas das mezinhas mais comuns são:

Algumas das mezinhas mais comuns são:

- Óleo da árvore do chá

- Mergulhar em vinagre

- Bicarbonato de sódio e vinagre de sidra de maçã

 

Os fungos em geral podem ser tratados e prevenidos através de ingredientes ácidos. No entanto, é necessário e vital que estes ingredientes consigam penetrar na unha, o que não acontece com a maior parte destes remédios caseiros.

 

O Óleo da Árvore do Chá é um fungicida natural e providencia uma defesa química contra os fungos, presente no óleo. No entanto, ao contrário de Nailner, não penetra por completo a unha pelo que os fungos conseguem sobreviver no âmago da unha. Esta mezinha caseira necessita de um longo período de tempo antes de apresentar resultados.

 

O Vinagre tem níveis de acidez que podem ajudar a prevenir a infeção mas não tem força suficiente para matar os fungos das unhas dos pés que já se encontrem instalados. Para que o vinagre fosse eficaz teria que ser utilizado durante um longo período de tempo, durante muitos meses. Contrariamente, Nailner contém ácidos que evitam que os fungos continuem a viver na unha. Nailner tem ainda na sua composição um agente penetrante que permite a impregnação completa da unha, assegurando que o fungo não consegue sobreviver nas camadas mais profundas da unha.

 

O Bicarbonato de sódio é adicionado à água para criar uma pasta. Consta que se a pasta for aplicada duas vezes por dia, mergulhando posteriormente os pés durante 15 minutos, se observa uma melhoria. O bicarbonato de sódio tem limitações semelhantes ao vinagre no que diz respeito a tratar a infeção fúngica eficazmente. Do mesmo modo, 30 minutos de tratamento por dia é extremamente inconveniente. A aplicação de Nailner necessita apenas de 10 a 60 segundos por dia!

 

Ao contrário do que acontece com Nailner, a eficácia destes remédios caseiros não foi comprovada por estudos clínicos. Algumas destas mezinhas podem até ter ingredientes que danificam a unha sendo que todos eles apenas tratam os sintomas, não prevenindo a infeção a longo prazo.